PERGUNTAS FREQUENTES

É preciso estar em excelentes condições físicas para iniciar a prática do Karatê?

Nem por isso. O Karatê irá melhorar gradualmente a seu condicionamento físico na medida em que progride, o seu ponto de partida é menos importante do que o esforço que colocou ao longo do caminho. 

Na JKA, nosso foco tradicional sobre os conceitos básicos e a forma correta, tornar mais fácil para os iniciantes treinar em conjunto com pessoas experientes e ainda continuam a progredir no seu próprio nível de aptidão e de conhecimentos especializados. 

Se você é menos apto, seu progresso no início será simplesmente mais moderado; assim que sua aptidão melhora, então avançará para o próximo passo.

Como posso filiar-me a JKA?

Filiar-se à JKA exige o preenchimento de um formulário de inscrição e pagamento das devidas taxas de filiação.

A JKA oferece dois tipos de filiação: 

Afiliação de Academia/Dojô, para aqueles que desejam o seu Dojo/Academia e os seus alunos vinculados com a JKA-Brasil;

-  Afiliação Individual, para as pessoas interessadas em aderir a JKA-Brasil ou freqüentar um dos nossos Dojos.

Eu tenho que usar um kimono?

Eventualmente, sim. Os uniformes do Karatê (Dogi) estão geralmente disponíveis através de seu instrutor. Pergunte em seu Dojo para mais detalhes.

O que é a JKA?

Com membros em mais de 100 países, a The Japan Karate Association (JKA) é a maior e mais prestigiada organização de Karatê no mundo , e a única entidade jurídica de Karatê reconhecida oficialmente pelo governo japonês como uma associação de membros para a promoção desta arte.

Mais importante ainda, somos os Detentores da Mais Alta Tradição do Karatê, os preservadores da alma e do espírito da arte do Karatê em consonância com a tradição do Bushido (“Caminho do Guerreiro”). 

Nossa missão é promover o caminho do Karatê por todo o mundo, assegurando ao mesmo tempo que se mantenha fiel aos preceitos filosóficos sobre os quais foi fundado. Esta tem sido nossa missão desde a criação da JKA em 1949.

O que é esperado de mim se filiar-me a JKA?

 
   Esperamos que você

- Seja comprometido com o seu treinamento no Karatê, e frequente as aulas regularmente em um Dojo filiado;

- Dê o melhor de si na sua formação no Karatê, e trabalhe arduamente durante a prática; 

- Demonstre o respeito, a humildade e a cortesia de longa tradição procedente do Karatê;

- Esteja em dia com os pagamentos das suas taxas de afiliação e outras.

O que é o Estilo Shotokan de Karatê?

Shotokan Karatê é uma das mais amplamente formas praticadas de Karatê no mundo de hoje, e uma das mais tradicionais também. 

Introduzido a partir de Okinawa (Japão) pelo Mestre Gichin Funakoshi, Shotokan põe em foco pesado o Kihon (técnicas básicas), Kata (formas) e Kumite (luta) para desenvolver uma série de poderosas e dinâmicas técnicas. 

A designação "Shotokan" deriva de "Shoto", que foi o pseudônimo do Mestre Funakoshi, utilizado quando escrevia suas poesias. 

A JKA tem refinado o estilo Shotokan ainda mais, criando uma relação, mas com todo o seu estilo único e próprio. 

A força deste estilo se prova por si próprio no tempo novamente: a JKA tem de longe o maior número de campeões nos torneios do Japão e internacionais.

O que o treinamento envolve?

Uma sessão prática típica de Karatê geralmente começa com um aquecimento global do corpo, seguidos pelos diversos exercícios de treinamento.

Os exercícios são divididos em três categorias principais:
 
- Kihon (técnicas básicas), na qual você aprende o básico em blocos de socos, chutes, atitudes, etc. do Karatê;

- Kata (formas), na qual você prática os vários Kihon aprendidos;

- Kumite (luta), no qual as técnicas do seu Kihon e Kata são colocados em prática contra um adversário real. À medida que a sua habilidade e nível aumenta, similarmente aumentará o grau de dificuldade nos exercícios.

Evidentemente, também haverá momentos em que aprenderá a teoria, a etiqueta do Dojo e mais aspectos filosóficos do Karatê.

Onde posso treinar? Existe algum Dojo JKA próximo a mim?

Provavelmente sim! A JKA possui filiais em mais de 100 países, assim, sempre haverá um Dojo vinculado a nós próximo a você. 

Depois de obterem as informações sobre um Dojo JKA, muitas pessoas gostam de ligar e falar com o instrutor, fazer perguntas, etc. Muitos também preferem ir pessoalmente ao local para observar como uma aula é feita. Você pode fazer qualquer um desses acordos diretamente com o Instrutor, visite-os e conheça o Karatê JKA

Quais os benefícios da prática do Karatê?

O Karatê tem enormes benefícios para o corpo, mente e espírito. Fisicamente, o Karatê é bom para o coração, fortalece ossos e músculos, cria resistência, desenvolve coordenação motora e visual, e torna o organismo menos suscetível à ferimentos e doença. 

Mentalmente, o Karatê ajuda a desenvolver paciência, disciplina, perseverança e compreensão, bem como a concentração e foco.
 
Espiritualmente, o Karatê constrói confiança, desenvolve e aumenta o auto-controle, a serenidade e a paz. Ao lo longo do treino consegue-se visualizar a verdadeira razão "Shinga".

Qual é a filosofia de Karatê da JKA?

Na JKA, Karatê não é um esporte ou um jogo de pontos; é um modo de vida baseado no Bushido. 

No verdadeiro Karatê, o corpo, mente e espírito (o ser integral) deve ser desenvolvido simultaneamente. Através de intensa prática, os aspectos físico e mental do Karatê podem ser reunidos. 

O resultado é natural, ação sem esforço desnecessário, confiança, humildade e paz, somente possível por meio da perfeita unidade do corpo e da mente.

Este é o cerne do ensino Zen, a base do Bushido, e a pedra angular da filosofia do Karatê JKA.

Qual é o propósito e objetivo do Karatê?

O principal objetivo do Karatê não é a proeza física ou ganhar competições, mas o desenvolvimento do equilíbrio, harmonia, vigor físico e espiritual através do rigoroso e disciplinado treinamento. O Karatê ensina a você de forma natural, ação sem esforço desnecessário, inspira-o com totalidade, paz e integridade do caráter que imensamente enriquecem o seu dia-a-dia.

Qual estilo de Karatê a JKA ensina?

A JKA é geralmente reconhecida como a herdeira da tradição do Shotokan Karatê desenvolvido pelo Mestre Gichin Funakoshi, e ensina uma forma especialmente refinada do estilo Shotokan Karatê.

Qualquer um pode praticar?

Sim! A única exigência é um compromisso disciplinado para trabalhar duro e treinar pacientemente. Enquanto o compromisso existir, o Karatê é para todos, independentemente da idade, sexo ou etnia.

 

Quanto custa essa filiação?

O custo da adesão a JKA varia por país e região.

Quanto tempo leva para aprender Karatê?

Depende de você. Quanto mais você pratica, mais você irá melhorar (para toda sua vida).
 
Não há limite para dominar o Karatê, não há "destino final", no qual você pode chegar.

Porém, há referências ao longo do caminho. Na JKA, você progride através de uma série de níveis de faixas (9º - 1º Kyu). Depois disso, você receberá uma faixa preta, e progredirá por outros 9 graus de faixa preta (1 º a 10 º Dan).
 
Um estudante sem formação prévia filia-se a JKA como 9º Kyu, e está qualificado para prestar exames continuamente. 

Uma vez que existem 9 exames para você atingir uma faixa preta (1
º Dan), para os outros Dan (grau) isto exige um mínimo de três anos de formação diligente.

Ele levará vários anos para atingir cada um dos outros Dan posteriores. 

Para estes níveis mais elevados, você vai ver que o Karatê não é apenas algo a ser aprendido, mas algo que deve ser vivido. E isso leva um tempo de vida.

Enquanto viver, treinar, tal qual respirar e comer. Alimento do corpo, alimento do espírito. 

ACESSO RESTRITO

ASSOCIAÇÕES, ENTIDADES E PESSOAS FÍSICAS